Balneário Camboriú e Itapema lideram os rankings de preço por metro quadrado no Brasil, de acordo com a pesquisa FipeZap de junho. Outras cidades catarinenses também se destacam nessa lista.
Balneário Camboriú, localizado no Litoral Norte de Santa Catarina, continua sendo a cidade com o metro quadrado mais caro do país, com um valor médio de R$ 13.259,00, representando um aumento de 6,2% em relação ao ano anterior.
Além disso, outras cidades do estado ocupam posições de destaque no top 5. Itapema registrou um aumento significativo de 12,5% em comparação a 2024, alcançando o segundo lugar, com uma média de R$ 12.962,00 para imóveis residenciais.
O fenômeno observado em Balneário Camboriú também tem impacto nas cidades vizinhas, segundo Bruno Cassola, corretor especializado em imóveis de alto padrão. Ele destaca que Santa Catarina não só possui uma economia diversificada em crescimento, mas também oferece paisagens naturais deslumbrantes e uma alta qualidade de vida, fatores que contribuem para seu destaque em relação a grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro, conforme apontado pela pesquisa da FipeZap de junho de 2024.
Cassola ressalta que o "efeito Balneário Camboriú" tem influenciado outras cidades da região, como Itapema, que já adotou medidas como aumento no índice construtivo e uso da Outorga Onerosa para parcerias público-privadas visando melhorias na infraestrutura urbana. Ele também prevê que Balneário Piçarras e Porto Belo possam adotar modelos semelhantes no futuro.
A pesquisa FipeZap é conhecida por ser o primeiro índice de preço com cobertura nacional, analisando mensalmente os valores de imóveis residenciais e comerciais com base em anúncios e preços representativos de cada cidade.