A Prefeitura de Balneário Camboriú iniciou, nesta semana, a implementação do projeto de arborização urbana da Praia Central.
No trecho 17, localizado entre as Ruas 4400 e 4600, 47 novas árvores estão sendo plantadas, inaugurando mais uma fase da obra de reurbanização da orla de Balneário Camboriú, iniciada em Novembro de 2023.
Até o fim da operação, este primeiro trecho, que está sendo feito pela FG Empreendimentos, deverá contar com 96 árvores ao longo de 230 metros de extensão e um investimento que ultrapassa a casa dos R$13,6 milhões de reais.
Ao longo dos quase 6 km de extensão da orla da praia central, a reurbanização terá muito verde, um imenso jardim à beira-mar com áreas de lazer, quiosques, iluminação, espaço de sombra para atividades físicas, acessibilidade e micromobilidade. Segundo o projeto, 2,5 mil árvores serão plantadas na orla da praia central de Balneário Camboriú durante o processo de revitalização do espaço, atendendo a indicadores mundiais de Praças Urbanas. O valor total do investimento será em torno de R$250 milhões de reais.
Segundo o Prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, o investimento público-privado que está sendo realizado na orla marítima, que é a sequência da grande obra de alargamento da faixa de areia, irá trazer um retorno palpável para a população, que poderá confraternizar, celebrar e usufruir desses espaços com ainda mais qualidade de vida.
Com a nova orla, a expectativa é que o preço dos imóveis em Balneário Camboriú valorize ainda mais. Sendo o metro quadrado mais caro do Brasil, a previsão é que a cidade se mantenha no topo.
O especialista em mercado imobiliário Bruno Cassola, afirma que este é um excelente momento para investir na cidade. “Aqui nesse ponto da Barra Sul, nós teremos o único parque com 600 mil m² à beira-mar do Brasil, que vai gerar mais qualidade de vida e colocar a cidade num patamar talvez nunca visto antes. Tudo isso aliado a uma demanda, um interesse imobiliário nacional, faz com que tenhamos também expressivas valorizações, porque as pessoas conseguem investir em um imóvel, ter grandes valorizações e também aproveitar finais de semanas, ter qualidade de vida, aproveitar essa praia maravilhosa, principalmente agora com essas grandiosas obras que temos na cidade”, responde o especialista.
A obra prevê transformações estruturais e sociais, com ampliação dos espaços públicos e de mobilidade e a valorização ambiental, oferecendo a moradores e visitantes um ambiente agradável, harmonioso e convidativo à contemplação, ao convívio e à prática de atividades ao ar livre.
Fontes:
https://www.bc.sc.gov.br/imprensa